19 outubro 2009

Pedantismo intelectual

Há entre nós, um pedantismo intelectual castrador das reacções justas e genuínas, que actua por receio de colagem a tudo quanto cheire a popular, logo, segundo eles, saloio e provinciano! Para além disto, já ouvi falar, quanto às reacções ao vídeo Maitê, em machismo, misoginia, xenofobia, dá para tudo desde que marque a distinção. Para estes, não há reacção justa possível do povo, cujo denominador comum não acabe por gerar uma série de epítetos que lhe colam, tudo menos ter razões que assistam às suas reacções.

Não há nada a fazer, eles existem e essa cultura também. Resta-me excluir da lista desses comensais, alguns amigos a quem concedo a genuinidade da opinião, mas a grande maioria germina nessa marca indistinta dos que pretendem a notoriedade à custa do distanciamento elitista dessas “hordas” inflamadas que são a populaça a que pertenço.

Almada era polémico e o legado não é pacífico, mas é dos que mais falta faz, à míngua de quem nos defenda das hordas dos novos Dantas e Alcoforados que nos cercam.
.

Sem comentários: